Você está em Artigos

A relação Professor-Aluno no Contexto da Psicologia Educacional. (página 3)

4.0 APRENDIZAGEM POR IMITAÇÃO E O PROFESSOR MODELO

O principal teórico da aprendizagem por imitação é Albert Bandura, psicólogo behaviorista que analisou o processo de aprendizagem que deriva das relações sociais entre os indivíduos. Para Bandura, assim como para os autores behavioristas, a aprendizagem compreende uma mudança de comportamento, mas para ele o principal fator de promoção da mudança é a observação e imitação de modelos sem a necessidade de reforço direto.

A ocorrência de reforço implica a "aprendizagem vicária" quando a ocorrência de uma resposta for reforçada positivamente a probabilidade de um indivíduo que assistiu o reforço apresentar a mesma resposta aumenta.

Segundo a teoria de Bandura, a aprendizagem é um processo que pode ter início a partir da imitação de modelos, no entanto a continuidade das ações aprendidas dependerá do contexto social em que o indivíduo está inserido e das suas forças internas.
   
São inúmeras as possibilidades de aprendizagem por imitação, desde alguns hábitos comuns como lavar as mãos ao sentar a mesa, até tarefas mais complexas como na prática de esportes e aprender línguas estrangeiras. Mas assim como se imita modelos positivos a aprendizagem também pode ocorrer por imitação de um modelo negativo de desonestidade, por exemplo.

Bandura realizou um estudo, para analisar o efeito da exposição de crianças a modelos agressivos. Ele utilizou como objeto de estudo crianças com faixa etária entre três e seis anos e as separou em dois grupos denominados experimental e de controle. As crianças do grupo experimental eram expostas a cenas em que modelos adultos agrediam um boneco tipo João-teimoso e o grupo de controle não assistia as agressões, em seguida os dois grupos se juntaram e tinham como brinquedo o boneco João-teimoso, Bandura concluiu que as crianças do grupo experimental apresentaram o dobro de respostas agressivas do grupo de controle reforçando sua tese de aprendizagem por imitação.
   
A teoria de aprendizagem por imitação de Bandura também foi aplicada como técnica de psicoterapia. O professor, segundo a teoria de Bandura, será um modelo no ambiente da criança, junto com a família o educador será o modelo mais importante do aluno que, por sua vez, tende a imitar modelos de mesmo gênero.

Os alunos imitam gestos, predileções, repulsas, posturas, possíveis atitudes preconceituosas, alterações de volume da voz entre outros procedimentos atitudinais dos professores. As crianças podem, ainda, absorver para si as atitudes dos seus modelos juntamente com suas predileções e antipatias.

O modo como o professor demonstra sua visão do aluno também pode influenciar na maneira de o aluno se perceber. Para Bandura, os educadores promovem aprendizagem pelos conteúdos curriculares, mas também pelo seu comportamento.



Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "A relação Professor-Aluno no Contexto da Psicologia Educacional." em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 09/05/2024 às 07:40. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/relacao_professor_aluno/index.php?pagina=2