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A Relevância do Uso de Jogos e Brincadeiras como Recurso Pedagógico para o Desenvolvimento da Criança. (página 3)

Alguns pedagogos de acordo com os pensamentos de sua época contribuíram para pesquisas a respeito das crianças, legando grande contribuição à educação, tais como: Friedrich Froebel (1782-1852), Maria Montessori (1870-1909) e Ovide Décroly (1871-1932). Com Froebel a educação era baseada no brincar.  Os médicos que o sucederam e se tornaram os primeiros pedagogos da educação pré-escolar a romper com a educação tradicionalista, propuseram uma educação sensorial, fundamentada em jogos e materiais didáticos.

Friedrich Froebel ficou conhecido como o formador da criança pequena, viveu numa época de transição sobre a concepção da criança, e teve sua participação na área pedagógica quando abriu o seu primeiro jardim de infância, no qual dedicou sua vida a elaboração de métodos e equipamentos para tais instituições infantis. Preconizava a idéia de atividade e liberdade, inspirava-se no amor à criança e na natureza.  Defendia o desenvolvimento da criança, como também as fases do crescimento, dizia que a infância é o período que a criança deve ser protegida pelos pais, pois ela é dependente (NICOLAU, 1987).

Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, na atividade lúdica, já que era o primeiro recurso no caminho da aprendizagem, não apenas para diversão, mas para um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo, também se preocupou em arquitetar recursos sistemáticos para as crianças se expressarem, tais como blocos de construção, papelão, papel, argila, serragem, entre outros materiais usados para estimular a aprendizagem dos pequeninos. "Assim, os jardins de infância frobelianos incluem jogos nos quais se permite às crianças uma livre exploração, oferecendo apenas o suporte material e jogos orientados nos quais há clara cobrança de conteúdos a adquirir" (KISCHIMOTO, 2007, p. 103).

No entanto, não se pode negar a grande contribuição deste educador para a educação infantil que temos hoje, tanto no que diz respeito à concepção de infância como também os métodos e materiais pedagógicos essenciais para o desenvolvimento da criança.

Os jardins de infância frobelianos inspiraram vários países, teve aprovação de muitos educadores, mas também foi criticado e condenado por outros, principalmente por defender um ensino sem obrigações, pois considerava que o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática. Para tanto Froebel defendia que deveria deixar a criança livre para expressar seu interior e professar seus interesses, de acordo com Kischimoto (2007) os jogos frobelianos envolvem movimentação das crianças, e que o desenvolvimento livre tem efeitos positivos na esfera cognitiva, social e moral.

Maria Montessori, uma médica italiana, se tornou um dos principais nomes da história da educação moderna, se destacou pela criação da Casa dei Bambini ou casas de crianças.  Seus ideais influenciaram o início da revolução educacional, que a partir de então começa a "[...] mudar a forma de tratamento e a compreensão das crianças pelos adultos e até o tipo de brinquedos que possuía em casa" (POLLARD, 1993, p.10). 

Destacou-se por se dedicar a educação das crianças anormais, como também pelos seus materiais pedagógicos voltados para estimulação sensorial e intelectual.

Assim como Froebel, Montessori também acreditava na educação livre e natural da criança, de acordo com Pollard (1993) Montessori argumentava que as crianças sabiam mais do que ninguém como deviam ser ensinadas, e que a criança deveria ser estimulada a aprender ao ar livre.

O método montessoriano ficou conhecido e se espalhou no mundo todo, ela era convidada a ministrar palestras para formação de docentes. No seu país de origem esse método se tornou oficial nas escolas públicas, toda a Itália planejava suas escolas de acordo com essa técnica, Pollard (1993, p. 42) corrobora dizendo que "[...] Maria Montessori era cada vez mais convidada para dar palestras e abrir novas Casas das Crianças. Isso significava que mais gente treinada em seu método seria necessária para trabalhar [...]'.

Como mencionado, Montessori dedicou-se a educação das crianças deficientes, porém seu método se espalhou e foi trabalhado também com crianças normais, sua grande contribuição para educação infantil que se tem atualmente foi em relação à diversidade dos materiais pedagógicos e dos jogos educativos adequados à criança.

Todos os materiais eram brilhantes, em formas geométricas e talhadas para as pequenas mãos infantis. A qualidade dos blocos, xilofones, pedras de contar, cilindros e tabletes devia garantir-lhes resistência ao uso constante. Permite-se às crianças fazer suas próprias descobertas com o material que escolhessem [...] (POLLARD, 1993, p. 40).

Outra grande contribuição que é utilizada até os dias atuais é sobre a mobília no ambiente da educação infantil, que deveria ser leve para que as crianças conseguissem mudar de lugar, cadeiras e mesas adaptadas ao tamanho dos infantes, materiais pedagógicos projetados de forma que a criança tenha acesso para fazer suas escolhas. Desta forma, para Montessori, "a sala ideal também deve ter na parede lousas baixas para o uso das crianças e ser agradável, adornada com quadros, plantas e flores. No chão tapetes, para as crianças se sentarem" (POLLARD, 1993, p. 47).

Ovide Decroly foi outro médico que se destacou no âmbito da educação, por defender as condições do desenvolvimento infantil, e por modificar a maneira de aprender e ensinar de acordo com a psicologia da criança.  Para ele o processo de aprendizagem não se limitava apenas à sala de aula, em tudo que a criança fazia poderia surgir uma aprendizagem significativa. Assim Nicolau (1987, p. 35) nos revela como esse processo poderia ocorrer.

[...] De algo simples para a criança, como comer, poderia surgir o estudo da alimentação, a origem e classificação dos alimentos, preços, quem os produz e onde, como são preparados. E de acordo com a curiosidade infantil e o desenvolvimento dos alunos, surgirão noções de geografia, ciências, história, higiene, cálculo, redação de desenho [...]

Dessa forma percebe-se que para Decroly a sala de aula está em toda parte: na cozinha, no jardim, no museu, na fazenda, na loja, nos passeios, dentre outros lugares que a aprendizagem poderia surgir. Também teve sua parcela de contribuição para educação infantil ao utilizar materiais pedagógicos neutros tais como: água, argila, botões, carretéis, e jogos que estimulassem o desenvolvimento da percepção, motricidade e raciocínio.  Assim como os de Froebel e Montessori, seus materiais foram aceitos no mundo todo, inclusive no Brasil.

Os ideais desses educadores contribuíram para o movimento da escola nova na Europa, visto que foi um grande marco para educação dos pequeninos, em virtude de haver uma preocupação com a natureza psicológica da criança, como também com seu desenvolvimento.  Na América o precursor desse movimento foi John Dewey, que concebia a infância como época de desenvolvimento e crescimento, que envolvesse o físico, o emocional e o intelectual.

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Como referenciar: "A Relevância do Uso de Jogos e Brincadeiras como Recurso Pedagógico para o Desenvolvimento da Criança. " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 11:04. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/usodejogosebrincadeiras/index.php?pagina=2