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Anafalbetismo Feminino no Brasil e no DF - Um Estudo Exploratório da Realidade de uma Senhora de 89 Anos (página 2)

Olinto e Olinto (2000) e Batista e Cacciamali (2009) afirmam que para a mulher se torna mais limitada sua participação na sociedade tanto na política como no mercado de trabalho porque para ela ter o salário igual ao do homem terá em média 3 empregos e acaba tendo um acumulo de funções (esposa, trabalhadora, mãe, dona de casa e etc.) isso faz com que seja mais complexo para a mulher do que para o homem.

Essa situação de analfabetismo no Brasil deveria ter sido resolvida já que vivemos num país cheio de riquezas, mas com pessoas miseráveis que não tiveram a oportunidade de ter um futuro diferente em virtude de sua situação econômica onde a educação deveria ser a prioridade. Onde apesar de muitos viverem num mesmo país há uma exclusão social no mundo dos alfabetizados que aquele que não possui esse requisito fica sua vida inteira a margem da sociedade que para eles é um mundo desconhecido e estranho.

No próximo tópico iremos discutir sobre a alfabetização de adultos e o seu desenvolvimento no decorrer dos anos.

 3 - Alfabetização de Adultos - uma ação difícil de ser executada, mas não impossível

O processo de alfabetização de adultos é muitas vezes oneroso no sentido do alfabetizador ser mais cauteloso em seus comentários, pois quando um adulto procura voltar à escola e/ou busca aprender é porque ele percebeu o quanto à falta de leitura e escrita prejudicou bastante. Com isso o que deve ser considerado é que além de ser alfabetizado será necessário ensinar a pronúncia das palavras de maneira correta mesmo na linguagem coloquial e a bagagem que este aluno traz é muito grande porque passou a maior parte de sua vida fora da escola e até a sua musculatura acaba se tornando rígida. Porque não se pode desprezar a cultura e o conhecimento do aluno pelo fato de ele não ter sido alfabetizado, pois Freire (1987) afirma que há uma troca de conhecimento e não é algo pronto e acabado.

Para a UNESCO a educação é algo primordial para a ampliação e crescimento econômico do país de uma forma geral (UNESCO apud FERNANDES, 2004. P 32). Constatamos então que vários autores como Freire (1996), Soares (2004), Souza e Ramos (2004) concordam em relação à importância de ter um ensino focado na sua qualidade e qualificação dos seus profissionais para que realmente o Brasil proporcione algo melhor aos seus habitantes em relação à educação que é à base de um país. 

Muitas pesquisas já foram realizadas como a da FGV em 2008, a do INEP, a da UNESCO com o intuito de provar que a alfabetização melhora e dá a oportunidade de crescimento sócio-econômico-cultural torna à vida do individuo mais fácil e suas qualificações promove a sua entrada e permanência no mercado de trabalho. Verificamos que essas pesquisas mostram dados reais da situação em que o Brasil encontra-se atualmente.

Para Freire (1987), Demo (2003) e Shor e Freire (1986) aprendizagem se tornar significativa quando está associada com a vida diária do individuo e que o professor independente do país (Primeiro ou Terceiro Mundo) em que está tem medos e desafios, contudo isso não pode ser uma barreira para que cesse os seus sonhos e se conforme com a situação em que está à educação.

A respeito desse tema, Souza e Ramos (2004) comentam que:

"Os analfabetos são os mais pobres entre os pobres, e o fato mais dramático é que essa falência coincide com o mapa das desigualdades sociais, étnicas e também de gênero, já que muito mais da metade dos iletrados são mulheres. O dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro, é celebrado todos os anos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - UNESCO, desde 1967, e sempre traz muitos questionamentos sobre o que pode ser feito para inverter a situação da alfabetização." (SOUZA e RAMOS, 2004. p 32).

Verificamos então que mesmo em diferentes épocas ou lugares não há desistência de lutar pela mudança e transformação da educação daqueles que não tiveram liberdade de escolher se teriam ou não a oportunidade de aprender a ler e escrever, mas que por sua condição social foram obrigados muitas vezes a abrir mão de um sonho. (Demo, 2005)

Percebe-se no país que o analfabetismo é um problema social onde é de conhecimento político e público, mas que existem programas no qual não resolve a situação é algo provisório servindo apenas para aquele momento e não soluciona o problema em pleno século XXI vemos pessoas neste estado deplorável onde sua sobrevivência fica restrita e torna-se até mesmo um dependente para que possa andar livremente, por não saber codificar e decodificar.

A Educação Básica tem sofrido algumas mudanças mesmo a passos lentos, entretanto na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), por exemplo, Jannuzzi (1979) foi criado na ditadura o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) onde buscava preparar mão-de-obra para o mercado trabalho, cidadãos inconscientes, por serem analfabetos eram considerados incapazes, outro programa foi à educação profissionalizante que tinha o mesmo objetivo. Um dos programas que surgiu foi a Alfabetização Solidária (ALFASOL) onde quem desejar ter uma turma de alfabetização basta fazer o curso de formação (capacitação) e ganharia uma "ajuda" de custo para alfabetizar em aproximadamente 10 meses com duração de 10 horas semanais de aulas, porém a pessoa que desejava deveria formar sua turma de mais de 15 alunos para receber essa "ajuda".

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Como referenciar: "Anafalbetismo Feminino no Brasil e no DF - Um Estudo Exploratório da Realidade de uma Senhora de 89 Anos" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 13:46. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/anafalbetismofeminino/?pagina=1