Você está em Artigos

Fundamentos de Psicologia e Filosofia da Educação (página 3)

Para a psicologia, o conhecimento de operação junto ao professor, num processo de sociedade, permite uma aprendizagem muito importante enriquecedora, sobretudo se os professores forem especialistas nas suas disciplinas. Não só a sua operação junto ao professor é positiva. Além disso, é a sua participação em reuniões de pais, explicando o desenvolvimento dos filhos, em conselhos de classe, avaliando o processo metodológico, seguindo a relação professor e aluno, aluno e aluno, aluno que vem de outra escola, recomendando atividades, procurando tática e apoio (IGEA, 2005).

A psicologia vem inventando a sua identidade e campo de desempenhos próprios, que estão sendo estabelecidos e estruturados, principalmente pelas produções científicas que tomam como alvo o campo da informação (BOSSA, 2000).

A psicologia depara-se em fase de organização de um corpo teórico característico, dirigindo a integração das ciências pedagógicas, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológico e psicolinguístico para uma abrangência mais integradora do elemento da aprendizagem humana (BOSSA, 2000).

O artefato de estudo deste campo do conhecimento é a aprendizagem humana e seus modelos evolutivos normais e patológicos (SCOZ, 1994).

É cogente comentar que a psicologia é habitualmente notória como aquela que atende crianças com problemas de aprendizagem. É claro o fato de que os problemas, repartido ou patologias podem surgir em qualquer período da vida e, a psicologia não faz elevação de idade ou sexo para o atendimento (SCOZ, 1994).

Hoje em dia, a psicologia vem se consolidando no mundo do trabalho e se situando como profissão (SCOZ, 1994).

A regulamentação da profissão acontecera para o nível de especificação e a concepção já foi consagrada na Comissão do Trabalho e na Comissão de Educação, Cultura e Desporto (LIMA et al., 2010).

De acordo com a história, os primórdios da psicologia sucederam na Europa, ainda no século XIX, comprovada pela ansiedade com as dificuldades de aprendizagem na área médica (LIMA et al., 2010).

Acredita-se no período que os empenhos no campo escolar eram procedentes de causas orgânicas, pois se procurava coligar no físico as categóricas dos problemas do aprendente. Com isto, estabelecendo-se um modo orgânico da psicologia (LIMA et al., 2010).

A crença de que as dificuldades de aprendizagem eram ocasionadas por fatores orgânicos persistiu por muitos anos e causou a forma do tratamento oferecida à questão do fracasso escolar até atualmente (LIMA et al., 2010).

    Sobre essa evolução histórica da psicologia BARBOSA (2001) destaca que:

Nas décadas de 40 a 60, na França, a ação do pedagogo era vinculada à do médico. No ano de 1946, em Paris foi criado o primeiro centro psicológico. O trabalho cooperativo entre médico e pedagogo era destinado a crianças com problemas escolares, ou de comportamento e eram definidas como aquelas que apresentavam doenças crônicas como diabetes, tuberculose, cegueira, surdez ou problemas motores. A denominação foi escolhida, em detrimento de "Médico Pedagógico", porque se acreditava que os pais enviariam seus filhos com menor resistência.

Em consequência de novas descobertas científicas e dos movimentos sociais, a psicologia suportou muitas influências (BARBOSA, 2001).

Em 1958, no Brasil aparece o Serviço de Orientação Psicológica da Escola Guatemala, na Guanabara (Escola Experimental do INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC). A finalidade era aprimorar a relação professor-aluno (BARBOSA, 2001).

Nas décadas de 50 e 60 a classe profissional preparou-se no país, com a revelação da abordagem psico-neurológica do desenvolvimento humano (BARBOSA, 2001).

Hoje em dia novas abordagens teóricas sobre o aumento e a aprendizagem, bem como inúmeras análises sobre os fatores intra e extraescolares na consignação do fracasso escolar, colaboraram para uma nova abantesma e compreensivo (MARQUES et al., 2005).

A área de desempenho está se desenvolvendo, pois o que primeiramente caracterizava-se apenas no aspecto clínico, hoje pode ser diligente no segmento escolar e ainda em fração hospitalares, empresariais e em organizações que ocorram à gestão de pessoas (MARQUES et al., 2005).

A aparência clínica é conseguida em Centros de Atendimento ou Clínicas Psicológicos e as atividades sucedem na maioria das vezes de maneira individual (MARQUES et al., 2005).

O aspecto institucional, como já citado, ocorrerá em escolas e organizações educacionais e está mais regressada para a cautela dos insucessos catalogais e de aprendizagem, se bem que muitas vezes, deve-se analisar a prática terapêutica nas disposições como cogente (MARQUES et al., 2005).

A psicologia aplicada a nacos hospitalares e empresariais está retornada para a conservação de um ambiente harmônico e à identificação e cautela dos insucessos interpessoais e de aprendizagem. Pode ser alcançada de maneira particular ou em grupo (PORTELA et al., 2011).

É possível abranger que a psicologia tem papel importante em um novo período educativo que é a admissão e manutenção dos alunos com precisões educativas especiais (NEE) no ensino aceitável, frequentemente chamada inclusão (PORTELA et al., 2011).

Percebe-se que depositar o aluno com NEE em sala de aula e não inventar tática para a sua conservação e sucesso escolar torna inviável todo o abalo nas escolas. Faz-se urgente a precisão de um acompanhamento e excitação dos alunos com NEE para que as suas aprendizagens sejam eficazes (PORTELA et al., 2011).

Os psicólogos necessitam acompanhar certos princípios éticos que estão condensados no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira (PORTELA et al., 2011).

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Fundamentos de Psicologia e Filosofia da Educação" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 16:06. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/fundamentos_de_psicologia/index.php?pagina=2