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Gestão Democrática e Participativa: Educar com a Participação de Todos (página 7)
Um sistema hierárquico que pretensamente coloca todo o poder nas mãos do diretor. Não é possível falar das estratégias para transformar o sistema de autoridade no interior da escola, em direção a uma efetiva participação de seus diversos setores, sem levar em conta a dupla contradição que vive o diretor de escola hoje. Esse diretor, por um lado, é considerada autoridade máxima no interior da escola, e isso pretensamente, lhe daria um grande poder e autonomia; mas, por outro lado, ela acaba se constituindo, de fato, em virtude de sua condição de responsável último pelo cumprimento da lei e da ordem na escola, em mero, preposto do Estado. (PARO, 1997, p.11).
De acordo com as observações e análise das entrevistas e questionários realizados com alguns representantes dos membros que compõem as três escolas públicas municipais de Maribondo AL, que oferece as modalidades de ensino da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, com o intuito de compreender quais as dificuldades encontradas pelos gestores que tentam priorizar uma gestão democrática e participativa foi possível constatar que na visão do gestor este modelo de gestão é a saída para um ensino de qualidade e só ocorrerá quando houver conscientização do trabalho coletivo, e que cada indivíduo execute suas funções com responsabilidade e dignidade, cumprindo o seu dever e colocando a educação acima dos interesses pessoais e compartilhando a responsabilidade e o compromisso com os alunos, pais e comunidade (GESTOR, 2012).
Diante do relato do gestor destaca-se o grande valor da responsabilidade e do compromisso dos profissionais para que atuem com o objetivo de superar desafios e unidos transformar o cotidiano escolar. FERREIRA (2000, p. 113) comenta da seguinte forma:
Na opinião dos educadores as instituições encontram-se preparadas para essa mudança, apesar de que ainda falta um comprometimento maior por parte de alguns integrantes. Quanto aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários das escolas investigadas estes estão sempre procurando ficar diretamente ligados a uma participação mais efetiva para o desenvolvimento das mesmas como um todo. Os alunos, a maioria procura se empenhar para o bom andamento da instituição, já os pais e a comunidade a grande maioria não participa o necessário para um andamento de qualidade, pois grande parte dos pais só aparecem na instituição ao ser chamados ou convocados por problemas de mau comportamento de seus filhos, raramente vem por vontade própria, para verificar o rendimento e a frequência escolar de seu filho e isso ainda implica na realização do trabalho coletivo (EDUCADORES, 2012).
Na visão dos funcionários é gratificante trabalhar este tipo de mudança na escola, pois aos poucos uma integração mais efetiva vem acontecendo entre professores, pedagogos, gestores e funcionários, além de pais, alunos e a comunidade, e assim todos os indivíduos passam a se sentir mais valorizados e responsáveis pelo processo e a colaborarem com mais entusiasmo com ideias e soluções, criando um vínculo entre eles e a instituição e juntos trabalharem com o mesmo objetivo de alcançar uma educação de qualidade de uma forma democrática e participativa (FUNCIONÁRIOS, 2012).
Portanto, na opinião dos alunos e comunidade o ambiente escolar de maneira geral está caminhando dentro dos padrões de qualidade de ensino e aprendizagem, o quadro de professores é de boa qualidade, estão constantemente buscando viver em harmonia com todos e assim contribuir para um bom ambiente de trabalho e de ensino, que é fundamental para superar os desafios que ocorre no dia a dia, a equipe está inteirada da relação ensino e aprendizagem dos alunos. Enfim a educação caminha a serviço do interesse de todos que formam o ambiente escolar com o intuito de garantir que a escola seja realmente um espaço democrático (ALUNOS E COMUNIDADE, 2012).
Diante do relato do gestor destaca-se o grande valor da responsabilidade e do compromisso dos profissionais para que atuem com o objetivo de superar desafios e unidos transformar o cotidiano escolar. FERREIRA (2000, p. 113) comenta da seguinte forma:
Um processo de gestão que construa coletivamente um projeto político pedagógico tem já, na sua raiz, a potência de transformação. Por isso, é necessário que atuemos na escola com maior competência, para que o ensino realmente se faça e que a aprendizagem se realize, para que as convicções se construam na conversa e no respeito, e as práticas se efetivam coletivamente, no companheirismo e na solidariedade (FERREIRA, 2000, p. 113).
Na opinião dos educadores as instituições encontram-se preparadas para essa mudança, apesar de que ainda falta um comprometimento maior por parte de alguns integrantes. Quanto aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários das escolas investigadas estes estão sempre procurando ficar diretamente ligados a uma participação mais efetiva para o desenvolvimento das mesmas como um todo. Os alunos, a maioria procura se empenhar para o bom andamento da instituição, já os pais e a comunidade a grande maioria não participa o necessário para um andamento de qualidade, pois grande parte dos pais só aparecem na instituição ao ser chamados ou convocados por problemas de mau comportamento de seus filhos, raramente vem por vontade própria, para verificar o rendimento e a frequência escolar de seu filho e isso ainda implica na realização do trabalho coletivo (EDUCADORES, 2012).
Na visão dos funcionários é gratificante trabalhar este tipo de mudança na escola, pois aos poucos uma integração mais efetiva vem acontecendo entre professores, pedagogos, gestores e funcionários, além de pais, alunos e a comunidade, e assim todos os indivíduos passam a se sentir mais valorizados e responsáveis pelo processo e a colaborarem com mais entusiasmo com ideias e soluções, criando um vínculo entre eles e a instituição e juntos trabalharem com o mesmo objetivo de alcançar uma educação de qualidade de uma forma democrática e participativa (FUNCIONÁRIOS, 2012).
Portanto, na opinião dos alunos e comunidade o ambiente escolar de maneira geral está caminhando dentro dos padrões de qualidade de ensino e aprendizagem, o quadro de professores é de boa qualidade, estão constantemente buscando viver em harmonia com todos e assim contribuir para um bom ambiente de trabalho e de ensino, que é fundamental para superar os desafios que ocorre no dia a dia, a equipe está inteirada da relação ensino e aprendizagem dos alunos. Enfim a educação caminha a serviço do interesse de todos que formam o ambiente escolar com o intuito de garantir que a escola seja realmente um espaço democrático (ALUNOS E COMUNIDADE, 2012).
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Como referenciar: "Gestão Democrática e Participativa: Educar com a Participação de Todos" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 19/10/2025 às 06:10. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/gestao_democratica_participativa/?pagina=6