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Intervalo para Hospitalidade: Uma Leitura Pedagógica (página 4)

Gardner (2007) especula sobre a necessidade de se desenvolver cinco mentes para o futuro: (1) mente disciplinada; (2) mente sintetizadora; (3) mente criadora; (4) mente respeitosa; (5) mente ética. O referido autor faz a sustentação da importância e significado de cada uma delas para lidar com a realidade futura que se descortina. Vale, dentro da linha de raciocínio que vimos desenvolvendo, destacar a mente respeitosa:

Reconhecendo que hoje em dia não se pode permanecer dentro da própria casca ou do território conhecido, a mente respeitosa observa e acolhe diferenças entre seres humanos e entre grupos humanos, tenta entender esses "outros" e busca trabalhar de forma eficaz com eles. Em um mundo em que todos estamos interligados, a intolerância e o desrespeito não constituem mais uma opção viável.

Gardner (2007, p.135) especula sobre o rumo a ser dado no cultivo da mente respeitosa:

Responder de forma simpática e construtiva a diferenças entre indivíduos e grupos; buscar entender e trabalhar com aqueles que são diferentes; ir além da mera tolerância e da atitude politicamente correta.

Gardner (2007, p. 96) entra no mérito da tarefa do professor no cultivo da mente respeitosa:

A tarefa dos educadores torna-se clara: se queremos formar pessoas que respeitem diferenças, precisamos proporcionar exemplos e oferecer lições que estimulem essa postura solidária. Esses exemplos são particularmente cruciais quando as relações de poder entre indivíduos ou grupos parecem ser assimétricas. Os modelos estabelecidos por professores continuam sendo um ponto de partida crucial. Os alunos prestam muita atenção ao modo como os professores tratam uns aos outros, como tratam outros adultos e como tratam os alunos, especialmente os que vêm de um grupo não-majoritário. Os conteúdos literários, imagéticos ou experimentais de currículo, selecionados por professores, a forma como esses conteúdos são tratados e, talvez, mais importante, os conteúdos que não são selecionados ou são prematuramente descartados exercem um efeito poderoso.


A cultura da hospitalidade demanda sensibilidade social, sensibilidade ética, aprendizagens sociais, e competências sociais. A cultura da hospitalidade concorre para a perfectibilidade e a educabilidade humana. Educar, aprender, conhecer, como agir pedagógico, na ótica de Assman e Sung (2000, p.244) contribui para a educabilidade humana e são processos humanizantes:

O agir pedagógico e o próprio conceito de aprendizagem e de construção do conhecimento supõem que se trata de um empreendimento humano que faz sentido para os seres humanos. Numa frase: educar, aprender e conhecer implica numa aposta positiva na perfectibilidade e educabilidade "humanizante" do ser humano. Ao pressupormos que o ser humano é "melhorável", estamos afirmando implicitamente que ele sempre se encontra ainda num processo de "vir-a-ser", que admite avanços, mas jamais se estagna numa plenificação totalmente alcançada.

Assman e Sung (2000) admitem novas morfogêneses sociais quando apostam na aprendizagem e postura enactante diante da realidade e na convivência social:

Se acreditarmos na educabilidade do ser humano estamos fazendo uma aposta na possibilidade de unir percepção, desejo, ação. O conceito de enaction, proposto por Francisco Varela, se refere à necessidade de abandonarmos o conceito de representação mental em nossa concepção do conhecimento e da ação. Nossos sentidos não são apenas "janelas" para o mundo. São muito mais do que isso porque nossos sentidos participam ativamente não apenas na recepção de informação desde o meio ambiente, mas também na construção da realidade percebida.

Para tanto, criou-se o neologismo sentipensar que, no dizer de Moraes, se trata de processo que possibilita conjugar sentimento e pensamento, razão e emoção:

Educar para sentipensar implica a configuração de um ambiente de convivência agradável, amoroso e, não competitivo, gerado na aceitação do outro em seu legítimo outro.

Esse sentipensar nos prepararia melhor para a Era das Relações preparando os indivíduos para a "transpessoalidade" dos contatos entre os seres vivos, e, conforme Moraes (1997, p.226), para a convivência:

Uma educação que possibilite uma convivência harmônica e enriquecedora entre os indivíduos. Para tanto, será preciso educar para a diversidade dos outros, saber que somos diferentes e que cada um tem o direito de ser diferente, único e singular, o que exige um aprofundamento no respeito pelo outro e na compreensão do outro. Requer também que trabalhemos não apenas os espaços externos, os ambientes de aprendizagem, mas, sobretudo, o espaço interno de cada um de  nós, as inteligências pessoais ? a intra, a inter e a transpessoal -, facilitando o autoconhecimento e o reconhecimento do outro.

Transpessoal, que está além das experiências pessoais e biográficas de cada indivíduo, no dizer de Santos Neto (sd),. A transpessoalidade requer a multirreferencialidade, paradigma que possibilita construir uma compreensão menos redutiva da realidade.
 A educação para a cidadania global tem o potencial de ampliar a referencialidade e a transpessoalidade, é o que destaca Moraes (1997, p.225)

Educar para a cidadania global significa formar seres capazes de conviver, comunicar e dialogar num mundo interativo e interdependente utilizando os instrumentos da cultura. Significa preparar o individuo para ser contemporâneo de si mesmo, membro de uma cultura planetária e, ao mesmo tempo, comunitária, próxima, que, além de exigir sua instrumentação técnica para comunicação a longa distancia, requer também o desenvolvimento de uma consciência de fraternidade, de solidariedade e a compreensão de que a evolução é individual e, ao mesmo tempo, coletiva. Significa prepará-lo para compreender que, acima do individual, deverá sempre prevalecer o coletivo.

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Como referenciar: "Intervalo para Hospitalidade: Uma Leitura Pedagógica" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 04:49. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/hospitalidade/?pagina=3