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Jogos Eletrônicos: Outras Possibilidades (página 5)
CONCLUSÃO
Penso que é possível identificar um paradigma, e persegui-lo. Fritjof Capra (1992, p. 15), sinaliza que se nós não mudarmos a nossa mentalidade, poderemos estar pondo em risco todo o futuro da raça humana, e do planeta. O que podemos deixar de herança para nossos netos e bisnetos? Leonardo Boff (2003) parece ter uma reposta em sua obra: "Saber Cuidar", onde identifica uma série de posturas e sugere uma linguagem mais ecológica, sistêmica, potencializadora de um mundo mais equilibrado, com menos desigualdades sociais.
É difícil acreditar que após 4 horas disparando tiros, escutado todos os efeitos sonoros e visuais possíveis da explosão de uma granada, de ter recebido todos os estímulos para matar, uma criança saia deste espaço com o coração e a mente direcionada para a paz, para o perdão, para o amor. Sobre o direcionamento do próprio pensamento e suas implicações, apresento um pensamento:
Para Csikszentmihalyi a forma e o conteúdo da vida estão intrinsecamente ligados à maneira como utilizamos nossas atenções, já que são elas que determinam o que aparece ou não na nossa consciência. São as atenções que selecionam os pensamentos, as recordações, os sentimentos, influenciando na tomada de decisão. (...) São as atenções que dão forma à personalidade de cada um. (MORES, 2003, p. 61).
Além desta construção de ideias, em sua obra: "Educar na biologia do amor e da solidariedade" (MORAES, 2003), apresenta o desafio deste novo milênio. Este pensamento sintetiza os quatro passos propostos pela UNESCO para a Educação no século XXI.
Ajuízo que é possível redirecionar o olhar, para podermos construir um mundo mais equânime. Neste mundo, os jogos, estarão ensinando a salvar vítimas de terremotos, ou a saber utilizar os primeiros socorros em pessoas com queimaduras, ou o código dos mudos, ou a linguagem da não violência, e até a ética na política.
A questão é saber se existe entre os professores integração, parceria entre as atividades? Condição básica para um trabalho interdisciplinar (FAZENDA, 2001, p. 12), visto que sozinhos em suas disciplinas, têm sido complicado atender as demandas juvenis. Exemplos bons desta conjugação de esforços existem vários. A divulgação destes ainda é tímida.
Conjugar esforços comuns, no sentido de mostrar para os alunos que nos jogos eletrônicos existem elementos da Física Clássica; da Química Inorgânica; dos jogos das relações humanas e dos "jogos de poder"; da Biologia e do perigo de uma guerra biológica; das forças militares sendo usadas em benefício da população ; códigos de linguagem através de sinais. Então, será que no jogo eletrônico existe a possibilidade de se desenvolver um trabalho interdisciplinar? Realizando esta tarefa, não estaremos tornando lúdico o momento de aprendizagem, tanto para os alunos como para nós professores? Será possível trabalhar com esta ludicidade contextualizada no presente, e assim, melhorar os índices escolares? Se acreditarmos, assim será.
Penso que é possível identificar um paradigma, e persegui-lo. Fritjof Capra (1992, p. 15), sinaliza que se nós não mudarmos a nossa mentalidade, poderemos estar pondo em risco todo o futuro da raça humana, e do planeta. O que podemos deixar de herança para nossos netos e bisnetos? Leonardo Boff (2003) parece ter uma reposta em sua obra: "Saber Cuidar", onde identifica uma série de posturas e sugere uma linguagem mais ecológica, sistêmica, potencializadora de um mundo mais equilibrado, com menos desigualdades sociais.
É difícil acreditar que após 4 horas disparando tiros, escutado todos os efeitos sonoros e visuais possíveis da explosão de uma granada, de ter recebido todos os estímulos para matar, uma criança saia deste espaço com o coração e a mente direcionada para a paz, para o perdão, para o amor. Sobre o direcionamento do próprio pensamento e suas implicações, apresento um pensamento:
Para Csikszentmihalyi a forma e o conteúdo da vida estão intrinsecamente ligados à maneira como utilizamos nossas atenções, já que são elas que determinam o que aparece ou não na nossa consciência. São as atenções que selecionam os pensamentos, as recordações, os sentimentos, influenciando na tomada de decisão. (...) São as atenções que dão forma à personalidade de cada um. (MORES, 2003, p. 61).
Além desta construção de ideias, em sua obra: "Educar na biologia do amor e da solidariedade" (MORAES, 2003), apresenta o desafio deste novo milênio. Este pensamento sintetiza os quatro passos propostos pela UNESCO para a Educação no século XXI.
Ajuízo que é possível redirecionar o olhar, para podermos construir um mundo mais equânime. Neste mundo, os jogos, estarão ensinando a salvar vítimas de terremotos, ou a saber utilizar os primeiros socorros em pessoas com queimaduras, ou o código dos mudos, ou a linguagem da não violência, e até a ética na política.
A questão é saber se existe entre os professores integração, parceria entre as atividades? Condição básica para um trabalho interdisciplinar (FAZENDA, 2001, p. 12), visto que sozinhos em suas disciplinas, têm sido complicado atender as demandas juvenis. Exemplos bons desta conjugação de esforços existem vários. A divulgação destes ainda é tímida.
Conjugar esforços comuns, no sentido de mostrar para os alunos que nos jogos eletrônicos existem elementos da Física Clássica; da Química Inorgânica; dos jogos das relações humanas e dos "jogos de poder"; da Biologia e do perigo de uma guerra biológica; das forças militares sendo usadas em benefício da população ; códigos de linguagem através de sinais. Então, será que no jogo eletrônico existe a possibilidade de se desenvolver um trabalho interdisciplinar? Realizando esta tarefa, não estaremos tornando lúdico o momento de aprendizagem, tanto para os alunos como para nós professores? Será possível trabalhar com esta ludicidade contextualizada no presente, e assim, melhorar os índices escolares? Se acreditarmos, assim será.
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Como referenciar: "Jogos Eletrônicos: Outras Possibilidades" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 13/10/2025 às 01:47. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/jogos_eletronicos/index.php?pagina=4