Você está em Artigos

Reflexões sobre a Utilização dos Jogos no Ensino da Matemática (página 4)


Ao responderem a questão sobre quais jogos e quais os resultados alcançados, Dora afirmou que se utilizou de jogos que continham figuras geométricas e trabalha com dinâmica de grupos e o resultado alcançado sempre atende às suas expectativas. Em suas palavras escritas disse, [...] O aluno consegue assimilar melhor o conteúdo exposto (Dora).  A professora Juventina alegou,  [...] utilizar em suas aulas jogos de mesa, como: xadrez, dominós, damas, o que estimula o aluno ao raciocínio lógico (Juventina). Tereza  utiliza em sala o dominó ortográfico e o caça palavras entre outros direcionados à sua disciplina, Língua Portuguesa. Esta professora  disse em sua resposta: [...] sou a favor  desta utilização por estimular a sociabilidade entre os alunos.(Tereza)

Quando questionei sobre a possibilidade de aplicarem jogos em uma turma de 8º serie do Ensino Fundamental, todas as professoras concordaram em colaborar, porque de uma forma geral, aceitam novas metodologias de ensino, inclusive concordaram que esta metodologia pode colaborar também com o desenvolvimento motor do aluno.
A expectativa da professora Dora e da professora Tereza, antes da aplicação dos jogos em sala, era de propiciar aprendizado e desenvolvimento. Percebi que há a possibilidade de novas experiências, e o entusiasmo do professor também é importante para essa prática.

Para aplicação dos jogos foi sugerido que utilizassem as regras e metodologias descritas neste artigo. Sendo assim, para aplicação do jogo de dominós, separou-se a sala em quatro jogadores e cada um recebeu sete peças, sendo vencedora aquela dupla em que um dos parceiros conseguisse colocar todas as suas peças antes dos demais jogadores.

O objetivo da aplicação era verificar qual dupla conseguiria desvendar o segredo dos dominós. Para vencer, a dupla deveria fazer a contagem das peças que estavam em suas mãos e as que provavelmente estariam nas mãos de seus colegas, para que pudessem dificultar a jogada da outra dupla.   E para o pega varetas, utilizou-se a seguinte regra: depois de espalhada por um dos participantes todas as varetas juntas,  os jogadores deveriam retirar as varetas uma a uma sem movimentar a outra. Após o término, para a contagem dos pontos seguiu-se a regra das cores citada anteriormente, buscando despertar no aluno o raciocínio lógico e o cálculo mental, na realização de operações de adição e divisão, de acordo com as regras pré estabelecidas. Para a aplicação dos jogos, foram estipuladas duas aulas, pois assim os alunos poderiam alternar entre as duplas os jogos.

A professora Juventina, ao responder sobre a expectativa da aplicação de jogos em sala de aula disse que sua [...] expectativa era que o aluno tivesse a oportunidade de mais uma metodologia de ensino a seu favor, e que ele pudesse perceber  uma  aula diferente.(Juventina). Antes de iniciar a aplicação dos jogos, a professora os alertou que haveria uma atividade diferente e que deveriam levar lápis e caderno para anotações, e não seria permitido o uso de calculadoras e nem dos celulares que contem calculadoras. Pediu que se separassem em duplas e escolhessem qual jogo gostariam de praticar. Depois de tudo pronto, com as regras já pré estabelecidas em sala de aula, foram então ao refeitório, onde há mesas dispostas para estas atividades.

Questionada sobre os resultados colhidos durante a aplicação dos jogos propostos, Juventina respondeu que [...] durante o jogo pude perceber uma melhora concentração e no visível raciocínio em suas jogadas e o mais importante houve o respeito às regras dos jogos (Juventina). Sobre a utilização de outros jogos em sala de aula, a professora respondeu que sua disciplina facilita a introdução desta metodologia, e que encontra nas escolas onde leciona uma diversidade de materiais disponíveis para esta aplicação. Afirmou ainda que esta estratégia deva ser aplicada e ser bem aproveitada.

A professora Tereza, utilizando os jogos de dominós relacionados à língua portuguesa e o caça palavras, com regras não descritas neste artigo, mas, válidas também por tratar-se de metodologia de ensino através do lúdico, discutiu com seus alunos em sala de aula e propôs que jogassem ali mesmo, pois algumas salas possuem espaço suficiente se bem organizadas,  descreveu que [...] durante a atividade houve a participação de todos os alunos, incluindo alguns que nada fazem durante as suas aulas, ou seja, até mesmo os mais desinteressados, se interessam quando há uma aula diferente (Tereza). Questionada sobre outras metodologias de ensino, a professora disse  utilizar a leitura de jornais, revistas, atualidades, filmes e até mesmo artes cênicas, pois auxiliam na aplicação de conteúdos gramaticais.

A professora Dora, para a aplicação dos jogos, descreveu aos alunos que haveria uma aula utilizando o lúdico e apresentou-lhes quais seriam os jogos e as suas regras. Embora eles já os conhecessem, ela comentou com os alunos que deveriam jogar de acordo com as regras estabelecidas por ela, e salientou que a aplicação fazia parte de um trabalho para a conclusão de um curso de licenciatura em Matemática.  Em sua avaliação respondeu que [...] Os alunos logo demonstraram o interesse  pela a atividade (Dora) e  descreveu ainda: [...] durante a aplicação, percebeu-se uma concentração completa da sala de aula, confirmou-se uma aula inovadora, todos participaram sem exceção (Dora). Ela utiliza ainda em suas aulas, apostilas, caderno do aluno fornecido pelo Governo do Estado de SP e materiais de geometria, transferidor, esquadros, compassos, mantidos em um estoque próprio para a utilização em sala de aula. Finaliza o questionário complementando da importância desta aplicação para a escola e principalmente para o aluno e para seu desenvolvimento.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Reflexões sobre a Utilização dos Jogos no Ensino da Matemática" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 22/10/2025 às 12:05. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/jogosnoensinodamatematica/?pagina=3