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Leitura no Primeiro Ano das Séries Iniciais: uma construção de significados (página 6)

Tais funções, dada em instituições de ensino ainda aparece nos dias atuais, vista como uma que precisa de um chamamento à reflexão e a discussão, levando-se em consideração, sobretudo a especificidade de contribuir para a formação do indivíduo, tendo em vista, ser esta bastante complexa, e necessita para tanto que, todo o corpo educativo da escola se envolva com competência e compromisso.

Analisando a sociedade moderna percebe-se à importância em que a leitura e a escrita foi aos poucos sendo atribuída. Ou seja, em virtude da variedade produtiva, riqueza de recursos, sua organização torna-se mais complexa, o que exige mais dos indivíduos, das sociedades.

Nesse momento, família e escola passam a exercer funções importantes no que tange a educação dos indivíduos, porém é necessário ressaltar as especificidades de cada instituição.  A família cabe um papel na educação e a escola outro. Esta não deverá em momento algum substituir aquela.

Para entendermos a função social destas instituições, considera-se salutar apresentar a constatação dos RECNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) no intuito de entender as suas especificidades.  

A criança como todo ser humano é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma determinada sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. (BRASIL, 1998, P. 21).

Vamos percebendo, então, que a família, como a reconhecemos hoje, não mais se apresenta como, pai-mãe-prole. Esta se transformou ao longo da história do homem e passa no decorrer de sua existência a buscar ajuda no que diz respeito à educação e cuidados para com seus filho, vistos que muitas  dessas famílias vive e padrões fora de alguns valores como a moral e a ética, imprescindíveis a formação humana...

No que diz respeito à escola, sabe-se que esta, hoje, se apresenta como uma das instituições sociais mais responsáveis pela mediação entre as informações e os indivíduos para que estes as transformem em conhecimentos no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

A esses argumentos, diz Bock (2002 p. 263):

A escola estabelece, assim, uma mediação entre a criança (ou jovem) e a sociedade que é técnica (enquanto aprendizado das técnicas de base, como a leitura, a escrita, o cálculo, as técnicas corporais e musicais etc.) e social (enquanto aprendizado de valores, de ideais e modelos de comportamentos). Aprender esses elementos sempre foi necessário. A escola é a forma moderna de operar essa transmissão.

É interessante registrar que segundo a referida autora, a escola se apresenta com a finalidade de preparar o indivíduo para viver na sociedade. A mesma aponta que a escola ao ensinar conteúdos pode então articular a vida escolar com a vida cotidiana, isto é, articular os conhecimentos escolares com os acontecimentos do dia-a-dia da sociedade. Sociedade esta, que exige dos indivíduos, saberes e competências que somente com a sistematização escolar, pode se de forma plena.

Entretanto, a escola não deve ser pensada como único espaço em que os saberes necessários as demandas contemporâneas podem ser encontrados. É preciso que haja uma articulação entre os saberes escolares e extra-escolares, ou seja, entre a escola e a sociedade, sendo esta o todo, onde família, igreja, dentre outros espaços sociais podem materializar saberes culturais.

É importante lembrar que além das mudanças intra-familiares ocorridas com o decorrer do tempo, a própria dinâmica de organização social, especialmente nas cidades, nas grandes cidades, acaba por privar as crianças de um dos seus grandes momentos de aprendizagem- a brincadeira de rua, onde de modo espontâneo e prazeroso, as crianças vivenciavam as suas fantasias e representavam a realidade.

Tais percas tendem a serem recompensadas em espaços desenvolvidos para essas ações. Daí surge às instituições de Educação Infantil, com o intuito de nortear o processo de desenvolvimento infantil, a partir da compreensão de leitura e escrita. Tais instituições hoje se configuram como uma conquista social, uma vez que proporciona ao indivíduo uma formação maior, o que supõem que este terá maiores chances de igualdades e oportunidades na vida adulta, levando-se em consideração, sobretudo as exigências da "sociedade do conhecimento", a sociedade que a cada dia exige mais do indivíduo.

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Como referenciar: "Leitura no Primeiro Ano das Séries Iniciais: uma construção de significados" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 10:06. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/leitura/index.php?pagina=5